Biografia: Abbas Kiarostami

         

          Abbas Kiarostami nasceu em 22 de junho de 1940 no Teerã, capital do Irã. Durante o primário, Abbas era um garoto solitário que segundo ele : “Acho que nunca falei com ninguém durante toda a escola primária. Sim, sequer uma palavra.” (KIAROSTAMI, 2004, p. 194). A pintura – atividade praticada por ele desde cedo – e a poesia foram artifícios usados para lutar contra essa solidão.

         Aos 11 anos já começava a ter contato com o cinema, através de um projetor que possuía, via os pedaços de filme que colecionava e via também fotograma por fotograma.
        Já na adolescência, entre os 15 e 16 anos, Abbas se divertia com os filmes americanos, porém eram os filmes neo-realistas italianos que permaneciam em sua mente.
         Graduou-se em Belas Artes pela Universidade do Teerã, ao todo, foram gastos 13 anos para se formar, uma vez que trabalhava à noite no escritório do Departamento de Estradas e estudava de dia. Abbas estudou também design gráfico.
         Ofereceu-se para trabalhar na agência vizinha ao escritório, e entre 1960 e 1969, realizou mais de 150 anúncios.

         Após breve incursão em filmes publicitários para a TV, Abbas foi convidado pelo governo do Irã, em 1970, para dirigir a seção de cinema do Kanun – também chamado de Instituto de Desenvolvimento Intelectual da Criança e do Adolescente, o IDICA – onde passou a coordenar a seção de filmes.

         Estreou com o curta-metragem O Pão e O Beco, em 1970. Abbas se destacou-se por oferecer em seus filmes uma visão realista da sociedade iraniana. Seu estilo possui influência do neo-realismo italiano. A partir de 1990, torna-se uma referência da resistência democrática no Irã e fonte para a eclosão de dezenas de cineastas iranianos.
         Em 1997, Abbas ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes pelo filme Gosto de Cereja. Outro prêmio foi em 1999, em que ganhou o Leão de Ouro no Festival de Veneza com o filme, O vento nos levará.

            Seus filmes mais conhecidos são: Close-up (1990), E a vida continua (1992) e O gosto de Cereja (1997).

Um livro sobre Abbas Kiarostami  

(postado por Cosac Naify em novembro de 2004)

           " Da vasta bibliografia já consagrada no Ocidente ao diretor iraniano Abbas Kiarostami, este é o primeiro livro publicado no país sobre uma obra que o público já prestigia há algum tempo, com a fidelidade e a reverência votadas aos grandes mestres. Reúne uma série de 52 fotos e três textos    do  diretor iraniano, além de filmografia completa e comentada. O volume também inclui o ensaio "O real, cara e coroa - o cinema de Abbas Kiarostami", do importante crítico franco-iraniano Youssef Ishaghpour. A série "As estradas de Kiarostami", é publicação mundial inédita de uma série de 52 fotos em preto  e branco realizadas no Norte do Irã. Em primeira pessoa, o diretor dá testemunho tocante sobre cinema, fotografia, arte e vida na seção do livro intitulada "Duas ou três coisas que sei de mim", que compreende os seguintes textos: "Fotografia e natureza" - sobre sua atividade fotográfica, a arte do enquadramento e a paixão pela natureza - "No trabalho" - autobiografia, desde a fundação do departamento cinematográfico estatal Kanun até a concepção de seus longas-metragens -, "Uma boa boa cidadã" - crônica emocionante sobre a "perseguição" do cineasta a uma menina de rua na Avenida Paulista, que remexe as lixeiras à procura de comida - e quatro poemas inéditos. Em "O real, cara e coroa", primeiro livro de Youssef Ishaghpour publicado no país, o crítico tece reflexão sobre o cinema e a arte fotográfica de Abbas Kiarostami. O fio condutor do estudo é o modo como o cinema de Kiarostami focaliza o real - opção que não surpreenderá o espectador desta obra elogiada justamente por seu apreço pela vida comum, pelos personagens cotidianos e pelos pequenos acontecimentos."

 

Autor: Abbas Kiarostami, Youssef Ishaghpour

Tradução: Alvaro Machado, Eduardo Brandão, Samuel Titan Jr.

Posfácio: Stella Senra

Apoio: FAAP

Coedição: Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Idioma: Português

Coleção: Mostra internacional de cinema

 

*Este livro na íntegra está disponível no link:  https://www.livrariaresposta.com.br/v2/produto.php?id=64287